Como escolher o nome de sua empresa.

Postado em out 7, 2013 | nenhum comentário


Saiba como escolher um nome atrativo para a sua empresa. O nome de uma empresa sustenta não somente a sua marca, mas também a sua fama. Um nome errado pode interferir negativamente nos negócios e trazer uma interpretação errônea sobre a sua atividade.

Para escolher um nome, não basta apenas escolher por sua estética ou pelo gosto da palavra. É um conjunto de: um bom pronunciamento, uma boa fixação e assimilação rápida pelas pessoas. Para isto, tudo deve ser analisado: o mercado, o público-alvo, os concorrentes e o seu real significado.

A Uma Propaganda, trouxe algumas sugestões para você escolher o nome ideal para a sua empresa:

Nome, sobrenome ou apelido do fundador

Esta é uma boa opção para quem possui um nome diferente ou consegue fazer uma boa combinação entre o seu nome, apelido ou sobrenome.

  • A Adidas é a junção do Apelido Adi com o sobrenome do fundador Adolf Dassle. Outro exemplo é da empresa Ford, que herdou o sobrenome do seu fundador Henry Ford.

Cidade ou região no qual está localizada

Pela pouca criatividade, é um recurso pouco utilizado no Brasil. Sendo mais comum em pequenos estabelecimentos ou no exterior.

  • A Nokia refere-se a uma cidade Finlandesa no qual a empresa estava situada.
  • Já a Adobe: foi uma homenagem ao Rio Adobe que passava no fundo da casa do co-fundador da empresa.

Palavras técnicas da área

É um método muito utilizado, pois deriva de palavras técnicas do ramo. A vantagem de utilizar este nome é a fácil associação com a atividade e o produto que a empresa oferece.

  • A Microsoft é um clássico: uniu o micro (de computador) com o soft (de software).

Palavras de outros idiomas

Algumas palavras quando traduzidas em outras línguas, possuem significados atraentes:

  • A Sony no Latim “sonnus” significa som, e nos EUA sony é uma gíria americana que significa criança brilhante.

Nomes famosos, nome de deuses, palavras simples, personagens, também podem ser ideias criativas.

  • O nome da Nike foi derivado da deusa grega da vitória.
  • O Starbucks foi referente à personagem da novela de Herman Melville “Moby-Dick.
  • A Apple foi escolhida, pois a maça era a fruta que fazia parte da dieta do Steve Jobs.

Junção de palavras

A combinação de palavras é uma maneira de inovar e criar um nome inédito no mercado. Você pode ver o significado das palavras e fazer a junção de duas ou três palavras. Exemplo: Se sua empresa trabalha com acessórios para informática, escolha um termo técnico e junte com outras palavras atrativas, podendo ser no próprio idioma ou em outros que dão uma boa fonética.

Exemplo: Informais, Inforsoul, Inforface.

  • Coca Cola é junção de dois componentes presentes no refrigerante: a folha da Coca e a noz de Cola.

Cuidados ao escolher um nome! Muita atenção na escolha dos nomes. Lembre-se que muitas vezes quando traduzidas para outro idioma podem trazer um resultado negativo ou pejorativo. Nomes muito complexos ou com pronúncias difíceis, não facilitam na hora de ser divulgada e torna-se difícil a memorização.

Nomes muitos comuns, podem ser confundidos com outras empresas e correr o risco de já ter um registro próprio. Escolheu o nome? Após a escolha do nome, verifique o seu domínio e como registrá-lo. Depois incremente com um logo.

A Uma Propaganda possui ótimos profissionais que irão destacar a sua empresa e dar ótimas sugestões para logos e nomes de sua marca.

http://www.mdig.com.br/?itemid=3013
http://www.planweb.com.br/como-escolher-um-nome-para-a-empresa-ou-produto/
http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/03/como-surgiram-os-nomes-das-maiores-empresas-do-mundo.html

Faça um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *